terça-feira, 4 de janeiro de 2011

Coisas da internet

No outro dia dei conta que tinha o meu mail no FB acessível aos meus amigos.Até ai tudo bem até porque só adiciono pessoas que conheço realmente.E entre essas pessoas tenho como amigos miudinhos aqui da terra.Isso de os miúdos terem FB é com os seus país que lhes permitem navegar numa rede social por onde anda todo o tipo de gente.
Como é lógico no FB, uma pessoa acaba sempre por ver quais são os amigos de pessoa X e inevitavelmente as fotos.Toda a gente o faz,todos somos cuscos.
O que me assustou no perfil da miúda foi tudo!!!!As aplicações que usa,a forma como "fala",como adiciona pessoas,como "fala" com elas através do mural e dos comentários às fotos.
Assustou-me muito as fotos da miúda e dos outros miúdos (têm todos o perfil completamente disponível na ânsia de terem muitos amigos),é o facto de serem fotos na praia com as amiguinhas,em casa a fazer pose para a máquina e com as amiguinhas.Eu quando olhei para as fotos fiquei a pensar não só no facto do furor que aquilo pode fazer junto de muitos pervertidos,mas também até que ponto os país têm a certeza que controlam aquilo....E eu acredito que controlam,mas não entendo até que ponto consideram permissivo o raio das fotos estarem ali à mão de semear...
E não entendo como é que miúdas tão pequenas que devem brincar na rua,verem desenhos animados e brincarem com bonecas,já estão nos meandros das novas tecnologias...E isto faz-me ter medo do género de adultos que estas crianças vão ser.

5 comentários:

  1. Inês.
    Gostei muito deste teu post. Realmente é preocupante o que vemos no FB. Crianças que como disseste e muito bem, deveriam estar a brincar com bonecas e não estarem expostas e à mercê de toda a espécie de pervertidos que por ali pululam!
    Um Bom Post.

    ResponderEliminar
  2. É o fim do mundo...Teófilo...gostaste do meu post...

    ResponderEliminar
  3. Eu nunca disse que não gostava dos teus posts. Se Não gostasse não entrava várias vezes ao dia no teu blog para te chatear... perdão.. para bisbilhotar as tuas postagens.
    Continua, que começaste muito bem.
    Ou não fosses tu do meu signo! Não deixes ficar mal os sagitarianos.

    ResponderEliminar
  4. InÊs e Teófilo,
    Para mim o preocupante não é o que poêm na net "inocentemente", vai mesmo MUITO para além disso.
    Com a tecnologia e conhecimento dos miúdos de hoje, e o analfabetismo funcional dos adultos no que à tecnologia e "vivências" modernas diz respeito, os adultos vivem um desconhecimento assombroso, porque não são capazes de "sondar" o que é a vida dos jovens.
    Os miúdos, hoje em dia são verdadeiros adultos já "programados" para os vícios dos adultos. São muito raros os miúdos que não têm "pensar de adulto" em que com pouco mais de 10 anos já querem saber "activamente" e "compreendem" o que é sexo, drogas, alcool, e "manipulação de influências (os pais bem que sofrem de manipulação)
    Os pais por outro lado vivem a julgar que os miúdos de hoje são como os "anteriores", que na década de oitenta queriam era futebol, cadernetas de cromos, e ocasionalmente ver as cuecas de uma rapariga de saias ou dar-lhe um apalpão, ou da década anterior que queriam jogar ao pião e brincar como brincavam na altura.

    Acho que o essencial é perceber que aos 12 anos já não são "miúdos", hoje em dia são muito mais maduros (na parte negativa, essencialmente) do que antigamente.
    Acho que é este o "paradigma", não tanto os perigos de quem bisbilhota / apanha as fotos e tenta "apanhar" uma criança, mas sim o modo activo como elas já buscam os prazeres que ainda não deviam ansiar.

    ResponderEliminar
  5. Olá Inês, olá Ricardo!
    Sim, é preocupante vermos miúdos a adoptar semelhante exposição pública como se a Internet fosse um mundo cor-de-rosa. Não é e o mais assustador é que a "pequenada" sabe isso mas gosta da adrenalina...até correr menos bem!
    Beijinho,
    Sofia

    ResponderEliminar