domingo, 9 de janeiro de 2011

Politicas

Sempre exerci o meu direito ao voto,a única excepção foram as últimas eleições legislativas em que estava no Alentejo.Ainda bem que não votei nessas eleições,mas mesmo que tivesse votado não teria ajudado a manter este governo. Mas adiante....
Como o comum mortal vejo as notícias,e para além da morte do Carlos Castro (que me arrepia), a campanha eleitoral anda aí em força.E eu estou sempre minimamente atenta,e já reparei numa coisa que os candidatos à presidência (excepto o Cavaco Silva) têm em comum: para mim todos culpam o actual presidente pela situação em que o país está,por "não ter mão" no governo.Até o próprio Manuel Alegre (por acaso o candidato oficial do governo) faz essas críticas.
O que eu gostava mesmo de saber é se estes candidatos se forem eleitos vão dissolver o parlamento para saltarmos do precipício,se vão vetar um orçamento que já está aprovado,se vão querer exercer eles mesmos uma pequena ditadura.
E outra coisa que me tira do sério é ver uma campanha que não é mais do que "um diz que disse", uma lavagem de roupa suja,uma desacreditação feia.Ora vamos lá ver e corrigam-me se eu estiver enganada:se o Cavaco nos manda ler a declaração patrimonial dele é porque está com a consciência limpa.
O que me deixa de boca aberta é ver o principal opositor falar mal do próprio governo que por acaso é quem o apoia...
É nestas alturas em que acredito que vivemos numa República da Bananas.
E é nestas alturas que penso de que me serve votar,em quem vou exercer o meu direito e dever, e se o vou mesmo exercer.




5 comentários:

  1. Maria, a política contemporânea não é mais do que o "jogo da cadeira" brincado numa "sala de aula" e mais vê:
    "Professora o Socras andou a abater oliveiras!"
    "Professor o Manel Alegre chamou-me nomes"
    "Professora o cavaco é estúpido"
    Não é assim o dia a dia dum político? Eles só sabem aquele jogo que jogam lá na assembleia, então quando agora o cavaco em dizer que é o único que sabe a realidade do país, e que os outros não, e acaba a dizer que é o presidente do norte, centro e sul, litoral e interior, o que ele que é criar a ilusão da "regionalização", só é pena os ilheús não fazerem parte dos apoiantes dele. BURRO!
    Inês, não sei se conheces a minha vertente política, mas é verdade que adorava poder ter carreira política, mas queria ser presidente de junta, de câmara (se fosse um concelho pequeno), ou cargos de chefia como deveria ser um governo-civil (ao invés do ninho que é, como eu bem sei após meu estágio num).

    Hoje em dia um militante de um partido parece um membro de uma claque dos diabos vermelhos, superdragões ou torcida verde: otários que seguem o que o chefe diz, e que passam a vida a chamar nomes aos outros e esperando que o chefe lhe dê algum poder. Vês diferenças entre o Fernando Madureira (Superdragões) e o Paulo Rangel? É que eu não.

    ResponderEliminar
  2. Não há diferença nenhuma entre J's e claques desportivas infelizmente.
    Mas estas campanhas são feias,e não é assim que fazem as pessoas irem votar,a verdade é essa.

    ResponderEliminar
  3. Pois é!
    Mas é disto que o povo gosta, acaba a casa dos segredos, começa a assembleia dos chibos.
    Daí eu não acreditar na democracia, que vem do étimo "demo" certamente. E se é do DEMO, não é coisa boa.
    Defendo um estado com "competencio-cracia". Até vou mais longe, acho que alguns de nós devam ter a mesma medida das cidade estado gregas, OSTRACIZAR, neste caso era Ostracização Política, quem não merece,ou não tem "capacidade de voto" não tem essa "prorrogativa". Não tem sentido nenhum uma pessoa ser partidária porque vai conta a lógica de não ser preconceituoso, e mais vê:
    BE: janados, filhos de mamã, e os "legalize"
    PCP: alienados que não percebem o que é a individualidade e que o comunismo é bom quando o pobre "ganha como o rico" e não quando o chefe da CGTP e da UGT andam de BM´s e Mercedes a apregoar o "comunismo".
    PS e PSP: 2 partidos iguais, CENTRISTAS.
    CPS: crise de identidade, que só existe pelo paulinho das feiras.

    Não é isto um partido.

    ResponderEliminar
  4. Candidatem-se e eu votarei por vocês os dois. Pior não iriamos ficar de certeza.

    ResponderEliminar
  5. Camara Digital, eu prometo para cada português uma emigrante ilegal como dona de casa (para toda a "obra") e um Ferrari também.
    Para as portuguesas, um emigrante ilegal (agora jeitoso é mais difícil, mas já que o pessoal de leste tem cursos superiores, pode ser "versado nas artes" e romântico) e um cartão de desconto válido em todas as lojas de malas e sapatos.
    Com o dinheiro do aeroporto, isto é bem mais útil!

    ResponderEliminar