sábado, 22 de janeiro de 2011

Votar ou vetar....

Estava eu na minha salinha de leitura (sala das porcelanas, escritório intimista, como queiram) e tal como este rapaz eu também gosto de pensar.
Votar é como obrar, fazemos uma forcinha que o resultado seja o mais estável possível, mas há sempre hipotéses de termos:


  • Obstrucção - "interrupção parcial ou total da passagem do bolo alimentar pela luz do intestino" (de acordo com o abcdasaude.com.br , e que tem como causas possíveis, tumores e vermes que habitam o tracto intestinal.
  • Diarreia - "consiste no aumento do número de evacuações (fezes não necessariamente líquidas) e/ou a presença de fezes amolecidas ou até líquidas nas evacuações" (wikipédia) e que têm como causa  vírus, bactérias ou parasitas.
  • Cólica - em que é mais a dor e desconforto do que "obra feita".
Pondo isto destes modos, é difícil não pensar nas eleições e no nosso futuro. 
Vírus, bactérias e vermes é o que não faltam a concorrer, nem mesmo o "Nando Nobre" consegue resistir à patologia típica de um político, que se caracteriza pela incoerência, falta de memória, delírios, bipolaridade, etc....
E não é menos verdade que um candidato e um presidente tem fases de obstrucção, em que não faz nada e nem se ouve falar dele, tem também fases em que as diarreias, verbais essencialmente, são uma constante.
  • Cavaco Silva - Vive a fase da diarreia, em que está com uma "soltura" assinalável, "deitando tudo cá para fora" e tal como os restantes vermes, e suas patologias diz coisas sem nexo, e até delira, discursando como se fosse assumir papel de primeiro-ministro, prometendo governar este pais após uma primeira "incursão" na arte de ser um "bibelot" político.
  • Manuel Alegre - É uma cólica constante, apenas soltando "flatos" e fazendo notar a sua presença com barulho e o aroma típico de uma bactéria que evoluiu, deixando o meio literário e passando a coabitar na esfera política. É chato, nada faz e irrita quem está por perto.
  • Fernando Nobre - Obstrução, não tanto pelo facto de ser um se que até há bem pouco era alguém por quem nutria respeito e hoje já "sabe nadar" no meio dos políticos, mas porque merece o que o o Chato (do Nuno Lopes) anuncia a todos os que vê:  "VAI MAZÉ TRABALHAR!". Volta para a AMI e estás perdoado
  • Francisco Lopes e José Coelho - Acho que são doenças mal diagnosticadas. Não merecem sequer qualquer análise. Apenas uma menção honrosa para o slogan "Basta de Pastéis, Coelho a Belém!".




Acho que estando a trabalhar, e porque regra geral dado não acreditar no sistema democrático, vou abster-me desta "cagada". Porque votar basicamente é, entre escolher para levar uma vergastada de direita, centro ou esquerda.
Para levar porrada, escolham outro!

2 comentários:

  1. Eu já votei.Fui a primeira a votar na minha sala.Só ontem é que decidi que ia fazê-lo.
    Mas concordo contigo em tudo!!

    ResponderEliminar
  2. Ricardo, deixa-te de coisas e vai votar! Now!
    Beijinho,
    Sofia

    ResponderEliminar